domingo, 23 de dezembro de 2012

Como você comemora o Natal?



Me recordo com muita saudade dos Natais passados junto da minha família; o pernil no forno, o bacalhau, música alta tocando todo dia 24, a farofa, a maionese, os doces, as frutas...
Em todas as esquinas um grupo comemorando, bebendo sua cervejinha, todos os botequinhos cheios. E fogos, muitos fogos o dia inteiro. À noite a roupa nova, muito calor, de vez em quando a nossa amiga chuva e a família reunida.
Infelizmente esses tempos já foram e não tenho mais o privilégio de passar todos os anos esse dia com a minha família. Também já não tenho a minha mãe, que era a alegria da festa.
Entretanto tenho minha própria família, que tem costumes em nada parecidos com os nossos enquanto brasileiros.
Prá começar aqui faz frio e não saímos de casa. Ninguém anda na rua, não se ouve a alegria tão característica desse dia.
Comemos bacalhau cozido com couve, batatas e ovos. Prá sobremesa mousse de chocolate(que eu não gosto muito), bolo rei, muitos fritos(argh!). Os fritos eu não faço, mas vamos ter que comprar sonhos porque eles gostam. Não é o sonho que nós temos aí, é uma massa doce frita  que me lembra bolinhos de chuva. Bom, minha mousse já está pronta, mas também vai ter um pudim de leite condensado e uma torta de limão.
À noite, se estiver frio acendemos a lareira, se coloca uma música de Natal, e depois da ceia esperamos o Pai Natal. Nesta hora é uma grande confusão, porque temos que correr com os brinquedos prá debaixo da árvore, sumir com as frutas que a Gi deixa lá fora prás renas, mas vale a pena só prá ver a alegria dela.
Tem horas como agora que eu fico pensando nas voltas que a vida dá e vem a saudade...
Mas e você, como comemora o seu Natal?

Sem comentários: