sábado, 1 de dezembro de 2012

Arroz doce à portuguesa

Vocês gostam de arroz doce? Eu sempre gostei, me recorda a minha infância.
O arroz doce que eu sempre conheci era branquinho, levava leite condensado e às vezes coco. Quando vim morar aqui em Portugal deparei-me com um arroz doce amarelinho, sem alguns dos ingredientes que estava habituada, mas bom, muito bom!
Gosto dele bem amarelinho e cremoso.
Hoje, enquanto fazia o almço com uma mão, a outra preparava um arroz doce do jeito que eu gosto.
Vou deixar aqui a receita para quem quiser experimentar e tenho a certeza que não vai se arrepender.
Prá começar, não pode ser feito com arroz agulha, tem que ser aquele grão que fica mais molinho quando cozido. Não me recordo do nome dessa variedade de arroz no Brasil, aqui se chama carolino. É um grão mais gordinho, curto e arredondado, que na minha opinião é mais apropriado para fazer risoto, ele fica mais saboro. Também já se vende um saquinho de 1/2 quilo de arroz prá preparar arroz doce, e foi com este que eu fiz hoje.

Então lá vai a receita:

1 xícara de arroz
1 colher de sobremesa de manteiga ou margarina
1/2 xícara de açucar
2 xícaras de leite
3 gemas
1 casquinha de limão
1 pitada de sal
canela em pau

Leve ao fogo uma panela água suficiente prá cozinhar o arro) temperada com sal. Quando ferver, adicione o arroz. Deixe cozinhar por 10 minutos(eu deixo no fogo até a água quase toda secar e o arroz estar cozido e macio). Numa outra panela leve o leite, a casca de limão  a canela e a manteiga até que a manteiga derreta. Adicione o leite à panela do arroz cozido. Deixe cozinhar mais alguns minutos, adicione o açucar e deixe por mais um minuto. Desligue o fogo e deixe esfriar. Quando estiver frio, adicione aos poucos as 3 gemas que foram misturadas numa tacinha e leve novamente ao fogo até ferver e ficar um arroz doce cremoso. Está pronto, é só colocar numa travessa e polvilhar canela.

Minhas notas:

* Estas medidas da receita são as que eu uso, um pouco a olho.
*A quantidade de açúcar eu resolvo na hora de adicionar, não gosto muito doce e por isso vou provando. Por exemplo, hoje coloqueiprá  uma xícara de arroz,  1/2xícara  de açúcar.
*Nunca adicionem as gemas se o arroz não estiver frio, senão quando colocarem as gemas elas cozinham
E bom apetite!










Sem comentários: