segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bruschetta, uma receita simples e saborosa

Adoro a comida mediterrânica. É saborosa, simples e saudável. Já tinha um livro sobre a comida mediterrânica e, depois que compri o livro "Culinária Itália", fiquei mais fascinada(bom, acho que fiquei mesmo fã depois que fui à Roma e a esta nossa última viagem de caravana...).
Gosto das massas, dos legumes, do azeite... Aqui em Portugal, mais que no Brasil, temos uma variedade muito grande de azeites, com vários teores de acidez, virgem, extra-virgem... antes não conhecia nada disso. Também não conhecia os vinhos e agora tenho me virado muito bem com eles. Quer dizer, não é que beba muito, sei escolher bons vinhos!
Bom, menos conversa e mais receita:

Bruschetta

4 fatias de pão (ás vezes aproveito o pão do dia anterior)
2 tomates (mais pro maduro)
1 ramo de manjericão picado grosseiramente
sal e pimenta
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite virgem extra

Torre as fatias de pão numa torradeira ou grelha. Também pode ser no forno, mas ligeiramente. Corte o tomate em pedaços pequenos e, numa tigela, misture com o manjericão picado. Tempere com sal e pimenta. Esfregue com alho as fatias de pão torrado, distribua por cima a mistura de tomate e manjericão e salpique abundantemente com azeite.

Uma opção prá variar é colocar no final mussarela de búfala, mas não é indispensável uma vez que a bruschetta é boa de qualquer jeito.
Façam uma sopa, um queijo fresco e depois uma fruta e o jantar está pronto! Acompanhem com um bom vinho tinto e aproveitem a companhia.

Sem comentários: